• Whatsapp:
  • 33. 9.9875-3842

Portuguese English Spanish
  • 1

    1

  • 2

    2

  • 3

    3

Ataque a tiros deixa 22 mortos e dezenas de feridos nos Estados Unidos

Um ataque a tiros deixou 22 pessoas mortas e cerca de 60 feridas na cidade norte-americana de Lewiston, no Maine, informou a rede de televisão NBC. O incidente aconteceu durante a noite desta quinta-feira (25), segundo a polícia. De acordo com o polícia, o atirador abriu fogo contra as vítimas em uma pista de boliche e em um bar. Os dois locais ficam a cerca de 6,5 km de distância. Até a última atualização desta reportagem o atirador estava foragido. Centenas de policiais estão fazendo buscas pelo criminoso, inclusive com o auxílio de helicópteros. O homem já foi identificado e tem 40 anos. A polícia e o governo do Maine pediram para que as pessoas procurem locais seguros. Estabelecimentos comerciais e empresas também foram orientados a fecharem as portas. As aulas desta quinta-feira (26) foram suspensas nas escolas públicas de Lewiston. Os policiais também divulgaram a imagem de um carro que teria sido usado no crime. As forças de segurança pediram para que a população faça denúncias que ajudem a encontrar o criminoso. O presidente Joe Biden foi informado do ataque e ligou para a governadora do Maine, Janet Mills, oferecendo apoio federal nas investigações. Pouco depois, a Divisão de Boston do FBI anunciou que está trabalhando em parceria com os departamentos de polícia locais. O massacre pode se tornar o sexto mais mortal da história dos EUA, caso o número de 22 mortes seja confirmado, segundo levantamento do instituto Gun Violence Archive. O ataque mais violento aconteceu em Las Vegas, em 2017, quando 58 pessoas foram assassinadas e 441 ficaram feridas. Com cerca de 38 mil habitantes, Lewiston faz parte do condado de Androscoggin e fica a cerca de 56 km ao norte da maior cidade do estado, Portland. Mainse tem baixos índices de criminalidade. Durante todo o ano de 2022, 29 homicídios foram registrados em todo o estado. Desde o início de 2023, 565 tiroteios em massa foram registrados nos EUA, provocando a morte de 595 pessoas. No mesmo período do ano passado, foram registradas 559 ocorrências com 545 mortes.

 

Fonte:  G1

Homem ataca escola na França, esfaqueia alunos e mata professor

Um homem invadiu uma escola no norte da França nesta sexta-feira (13) e esfaqueou professores. Um deles morreu no ataque, e estudantes ficaram feridos, segundo a polícia local.

O caso aconteceu em Arras, cidade de 40 mil habitantes que é capital da região de Pas-de-Calais, perto da fronteira com a Bélgica.

O criminoso foi preso. Segundo a TV francesa BFM, ele entrou em salas de aulas gritando "Alá é grande", como costumavam fazer terroristas que realizaram uma série de atentados na França reivindicados pelo Estado Islâmico entre 2015 e 2017.

A polícia ainda não havia confirmado a versão e nem o governo francês havia informado se o caso é tratado como um ataque terrorista até a última atualização desta reportagem.

Mas a Promotoria antiterrorismo da França abriu uma investigação sobre o caso, e o presidente francês, Emmanuel Macroncancelou a agenda e viajou à cidade por conta do episódio.

Um policial disse à Reuters que, até o momento, "aponta para uma ligação potencial" com a situação atual em Israel.

A promotoria antiterrorismo da França disse anteriormente que iniciaria uma investigação depois que um ataque a uma escola na cidade de Arras matou pelo menos uma pessoa.

Outra rede de TV francesa, a Europe 1, o atirador tem origem chechena e vinha sendo investigado por radicalização.

Nenhum grupo havia reivindicado autoria do ataque até a última atualização desta reportagem.

Outro professor também foi esfaqueado e está internado, disse ainda a polícia.

 

Fonte: G1

Passa de 800 o número de mortos após terremoto no Marrocos

forte terremoto que atingiu o Marrocos na noite desta sexta-feira (8) - no horário do Brasil - já deixou 820 mortos e 672 feridos, de acordo com um balanço divulgado pelo Ministério do Interior para a TV estatal. O número de vítimas, porém, não é definitivo e pode aumentar, segundo as mesmas autoridades.

O tremor, de cerca de 15 segundos, danificou desde aldeias nas montanhas do Atlas até a cidade histórica de Marrakech.

O terremoto ocorreu por volta das 19h30 (de Brasília), atingiu magnitude 6,8 e aconteceu a uma profundidade de 18,5 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Vídeo relacionado

A cadela que ajudou dona com autismo a dar à luz

A cadela Belle ganhou um prêmio de “Pet do ano” do Reino Unido depois de ajudar a trazer um bebê ao mundo. Da raça Staffordshire bull terrier, ela é uma cachorra de assistência, treinada para ajudar sua dona, Amee, que tem autismo e ansiedade. Quando ela detecta que a tutora está estressada ou sentindo dor, Belle se deita ao lado dela para lhe dar o apoio de que precisa. E quando Amee entrou em trabalho de parto, Belle estava com ela a cada passo do processo. Ela foi autorizada a ir para a maternidade do hospital, então poderia estar lá para ajudar a dona a manter a calma. Acredita-se que Belle seja a primeira cadela a ser admitida em uma ala de parto no Reino Unido, que é uma ala de um hospital onde as mulheres podem dar à luz. A cachorrinha de dois anos também estava com a dona na ambulância e na enfermaria de terapia intensiva. A parteira de Amee - uma profissional médica que ajuda as pessoas durante a gravidez - sugeriu que Belle deveria ser internada na enfermaria depois de ver o quanto ela ajudou sua dona. Amee disse que antes de Belle aparecer, ela "não saía de casa por meses, nem mesmo para ir às lojas ou ao médico". Os “pets de assistência” são treinados para ajudar seus donos de várias maneiras diferentes. Por exemplo, pessoas com deficiência visual podem ter um cão-guia para ajudá-las a se locomover e orientá-las. Ou, se alguém tiver uma deficiência física, um animal pode ser treinado para ajudá-la em tarefas como colocar roupas na máquina de lavar. Era importante se certificar de que Belle seria capaz de lidar com a enfermaria lotada e como ela reagiria à dor de sua dona. O hospital realizou uma avaliação de risco onde ela foi testada antes de ser admitida na enfermaria. Foi aprovada. Amee disse que a equipe do hospital "ficou maravilhada com a cachorra". A equipe de controle de infecção do hospital implementou medidas extras de limpeza para que outros pacientes também estivessem seguros no hospital. Amee está orgulhosa de Belle, que ganhou um prêmio nacional por seu trabalho, esperando mudar as percepções às vezes negativas de sua raça. Ela acrescentou: "Ela me deu outra coisa para focar quando tudo estava acontecendo ao meu redor. Ela é uma cachorra adorável e calma, e merece todo o reconhecimento."

 

Fonte: G1

Japão pode isentar brasileiros de visto para entrada no país

O Japão anunciou que poderá isentar brasileiros da necessidade de visto para a entrada no país, neste sábado (20). Essa isenção valeria para estadias de curta duração. No entanto, o prazo estudado ainda não foi informado. A possibilidade foi comunicada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão após o encontro do presidente Lula com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. "O primeiro-ministro Kishida anunciou que o governo do Japão iniciaria procedimentos para a introdução da isenção de visto de curta duração para portadores de passaporte comum do Brasil", diz o comunicado. Recentemente o Brasil anunciou que vai voltar a exigir o documento para turistas japoneses a partir de 1º de outubro. A exigência de visto para japoneses foi retirada em 2019, durante o governo Bolsonaro. No entanto, o Itamaraty resolveu voltar a pedir o documento com base no princípio da reciprocidade, já que brasileiros precisam de visto para ingressar no Japão. Lula está no Japão para participar da cúpula do G7, em Hiroshima. Foi Kishida quem convidou o presidente brasileiro para fazer parte do encontro.

 

Fonte: G1

Incêndio em centro de migrantes deixa ao menos 10 mortos no México

Um incêndio em um prédio do Instituto Nacional de Migração do México deixou pelo menos 10 pessoas mortas, na noite desta segunda-feira (27), na cidade de Juarez, na fronteira com os Estados Unidos. Há relatos de dezenas de feridos. De acordo com a Reuters, a maior parte das vítimas é de origem venezuelana. A imprensa mexicana fala em mais de 20 mortos. Um número oficial ainda não foi divulgado pelos órgãos do governo. Equipes dos bombeiros e da Guarda Nacional foram chamados para auxiliar no resgate. Trabalhadores voluntários também estão no local. O Instituto Nacional de Migração faz parte do governo mexicano e é responsável por aplicar a legislação migratória, atendendo estrangeiros que buscam i ngressar no país.

 

Fonte: G1

Espanha intercepta navio que saiu de Santos-SP com 4,5 toneladas de cocaína

A Guarda Civil da Espanha interceptou um navio cargueiro contendo 4,5 toneladas de cocaína próximo as Ilhas Canárias e prendeu os 15 tripulantes da embarcação. Apreensão ocorreu no dia 18 de janeiro. O cargueiro chamado “Blume” opera sob a bandeira de Togo. O navio saiu do Porto de Santos, em São Paulo, no dia 20 de dezembro, segundo o site Marine Traffic. O destino era Riga, na Lituânia. A guarda civil espanhola não informou se o navio foi abastecido com a droga no Brasil. A operação, que contou com ajuda de diversas entidades internacionais, começou com o alerta do possível envolvimento da embarcação com o tráfico de drogas na América do Sul. Como resultado, a vigilância aduaneira espanhola identificou qual seria o navio e fez a abordagem na madrugada do dia 18. Ao inspecionarem o cargueiro, encontraram a droga escondida. Dos 15 tripulantes do navio, dois eram albaneses e 13 paquistaneses. Todos foram detidos e encaminhados para o porto de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha.

 

Fonte: G1

Ataque da Turquia deixa 31 mortos na Síria e no Iraque

A Turquia bombardeou o norte da Síria e no norte do Iraque neste domingo (20). Os ataques, segundo a agência de notícias France Presse, deixaram 31 mortos no total. A agência estatal turca Anadolu negou que o ataque tenha ultrapassado fronteiras, mas o Ministério da Defesa da própria Turquia reconheceu que ambos os bombardeios atingiram territórios da Síria e do Iraque. Os ataques tiveram como alvo bases do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e da milícia síria curda YPG, que a Turquia diz ser uma ala do PKK, acrescentou o ministério em comunicado. As Forças Democráticas da Síria (SDF), tropas lideradas por militantes curdos, prometeram retaliação. Os ataques foram também uma retaliação a um atentado com bomba em Istambul, na Turquia, que matou seis pessoas há uma semana. Na ocasião, a Turquia acusou militantes curdos de responsabilidade e afirmou que a ordem para a explosão da bomba foi dada em Kobani, cidade curdo-síria onde as forças turcas realizaram operações contra a milícia YPG nos últimos anos.

 

Fonte: G1

Esmagamento em estádio superlotado mata 11 pessoas na capital do Congo

Onze pessoas morreram neste sábado (29), incluindo dois policiais, após serem esmagadas pela multidão em um show superlotado em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, segundo o governo. O Estádio dos Mártires estava lotado para um show encabeçado pelo cantor congolês Fally Ipupa, acima de sua capacidade máxima de 80.000 pessoas. Por conta do excesso de pessoas, parte do público acabou forçando seu caminho para a área VIP. A polícia registrou “11 mortes, incluindo 10 como resultado de sufocamento e esmagamento, e 7 hospitalizações", disse Daniel Aselo Okito, ministro do Interior, em um comunicado. As forças de segurança já haviam disparado gás lacrimogêneo do lado de fora do estádio, em uma tentativa de dispersar multidões violentas, onde muitos haviam se reunido antes do concerto de Ipupa. O cantor de 44 anos, nascido em Kinshasa, é um dos principais artistas africanos e suas músicas fazem sucesso em várias partes do mundo.

 

Fonte: G1

Coreia do Sul, mais de 50 morrem com parada cardíaca em festa de Halloween

Após sofrerem paradas cardíacas e dificuldades respiratórias neste sábado (29), 59 pessoas morreram em uma comemoração de Halloween nas ruas de Seul, na Coreia do Sul, afirmam os bombeiros. Cerca de 150 ficaram feridas. Até a última atualização desta reportagem, as autoridades locais não haviam descoberto o que gerou o incidente. Nas redes sociais e em agências de notícias, imagens do popular distrito de Itaewon mostram corpos no chão, cobertos por sacos (veja abaixo), e socorristas afastando uma multidão que tentava se aproximar. Segundo a Reuters, às 23h30 (horário local, 11h30 no fuso de Brasília), dezenas de vítimas estavam recebendo ressuscitação cardiopulmonar (conjunto de manobras para garantir a oxigenação dos órgãos). O presidente Yoon Suk-yeol ordenou o envio de uma equipe médica de emergência para a área e disse que os leitos hospitalares devem estar prontos para tratar os doentes. De acordo com a BBC, na ocasião, 100 mil pessoas celebravam o Dia das Bruxas na primeira grande comemoração sem máscaras desde o início da pandemia de Covid-19.

NOTA: Autoridades coreanas atualizaram o número de mortos que passa de 120 mortos

 

Fonte: G1

Pagina 1 de 4