ABERTURA DE CAMINHOS
Fazer um padê de azeite de dendê.
Fazer um padê de mel de abelhas.
Fazer um padê de Gyn.
Colocar cada padê destes num canto de um oberó (Aguidar ).
Colocar uma moeda de 1 Real por cima de cada padê estando com o número para cima.
Fincar uma vela preta no padê de dendê.
Fincar uma vela vermelha no padê de Gyn
. Fincar uma vela branca no padê de mel.
Acender com fósforos a vela preta, depois a vela vermelha e por último acender a vela branca.
Acenda um xaruto e, dê umas três baforadas por cima desta oferenda saudando Exú.
Oferecer esta oferenda ao seu Exú Guardião. O Bára do seu corpo. Deixe esta oferenda por 24 horas no lado esquerdo de quem entra no portão de entrada de sua casa. Depois pode colocar no pé de uma árvore.
NOTA: Fazer isso numa segunda-feira após as 21 horas.
Materiais necessários
01 Alguidar
01 Kilo de farinha de mandioca
01 Bifão grande crú
03 Vidros de dendê
03 Folhas de mamona
01 Vela vermelha
07 palitos de dente
Fazer uma espécie de carta contendo os pedidos e, assinar o nome completo por baixo da carta com caneta vermelha ou lápiz. Colocar esta carta por cima do padê de farinha com dendê e coloque um pouco do padê por cima do papel.
Nota: Esta entrega é para o Exú Tirirí Lonã.
Materiais necessários
05 Ovos
01 VIdro de mel
01 Prato esmaltado
01 Vela 7 dias amarela
01 Rôlo de esparadrapo
01 Fôlha de papel xaméx
01 Lápis
Como fazer
Escreva o nome completo da pessoa amada em cinco pedaçinhos de papéis xaméx com lápis e letras maiúsculas. Escreva o seu próprio nome por cima do nome da pessoa amada. Recorte com a tesoura os pedaçinhos de papéis. Retire as claras dos ovos deixando somente as gemas. Coloque um papelzinho dentro de cada ovo e, cubra com mel. Vá fazendo isto e pedindo ao Orixá Oxum tudo que voce deseja em relação a pessoa amada. Peça tudo com muita fé e confiança a mamãe Oxum. Passe esparadrapos nos buracos de cada ovo de acordo que fique bem tampado. Acenda a vela 7 dias amarela e a coloque no centro do prato. Coloque os ovos rodeando a vela. Segure o prato com a sua mão direita e, faça os seus pedidos mais uma vez a mamãe Oxum. Solte o prato e deixo-o ir embora água abaixo. Diga em vóz alta: Estou confiante que meus pedidos serão atendidos. Ora - iê-iê-ô Fideriomã !!! Saia deste local imediatamente sem olhar para traz.
NOTA: Fazer isto na beira de um rio de águas claras, num sábado as 08 horas da manhã ou ao meio dia em ponto.
Materiais necessários
Os nomes
Três cebolas roxas
Um Alguidar
Azeite de dendê.
Como fazer
Escreva o nome da primeira pessoa em um dos pedaços de papel e, no outro pedaço de papel escreva o nome da segunda pessoa. Cozinhar as cebolas, colocar os nomes em um papel de forma contrária De acordo que fique um papel de costa para o outro . colocar estes pedaços de papel dentro das cebolas, ainda quentes, colocar tudo dentro do alguidar e cobrir com azeite de dendê e levar ao cemitério e pedir a Exú que separe as pessoas. Este Ebó é para ser feito em uma segunda-feira de lua minguante.
Materiais necessários
01 Pintinho novo sem asa
01 pedaço de papel com o nome da pessoa que deseja que volte
01 vidrinho de mel de abelha
01 panela de barro
Como fazer
Falar no ouvido do pintinho o nome da pessoa sete vezes. Colocar no bico do pintinho o nome da pessoa com bastante mel de abelha e enterrar tudo na panela de barro no quintal de casa e oferecer a Exú. Depois tomar um banho de Erva Doce, alfazema, açúcar Cristal, Nome da Pessoa. Do pescoço para baixo.
Materiais necessários
01 alguidá grande
01 pacote de milho de pipoca
1/2 Litro de dendê
01 vela branca
Como fazer
Em uma panela, coloque um pouco de dendê, e estoure as pipocas no mesmo. Depois coloque as pipocas em um alguidar e, quando esfriar leve em uma encruzilhada macho. Chegando na encruzilhada, acenda a vela pedindo a Exú, que leve toda praga, atraso, feitiçaria, etc. Pegue as pipocas e vá passando pelo corpo (da cabeça aos pés), dizendo: Kóbá Laroiê Exú, que através de sua força, retire todo mal que tiver em minha vida, abrindo meus caminhos e me trazendo a paz, a saúde e prosperidade. Ao chegar em casa, tome um banho comum frio com sabão de coco e bucha do mato. Depois tome um banho de água com açúcar e acenda uma vela com um copo com água em um local mais alto que sua cabeça e reze um pai nosso e uma Ave Maria para seu anjo da guarda.
Materiais necessários
1 abóbora
6 acaçás branco
6 tipos de doces brancos
6 tipos de doces amarelos
12 velas amarelas
01 Vidro de mel
12 quiabos
Coloque a abóbora inteira para cozinhar, depois faça uma pequena abertura na parte de cima da abóbora e tire todas as sementes de dentro e deixe-a esfriar, pegue os acaçás e as outras coisas, passe no corpo e coloque dentro da abóbora. Peça prosperidade e caminhos abertos.
Nota: Entrega esta oferenda ao Odú Obará debaixo de uma árvore bem bonita numa quinta-feira a tarde.